Puppet Autônomo – User, Groups, Files e Packages:


Apresentação e considerações:
Nesse post vamos brincar um pouco com o Puppet Autônomo que trabalha no modo ServerLess, ou seja, teremos em nosso Lab instalado somente o client do puppet, o intuito é o estudo para que possamos conhecer alguns dos principais resources que o puppet disponibiliza para que possamos começar a entender como eles trabalham de forma ainda bem básica.

Pre-requisitos:
Sistema Operacional Linux
No meu caso estou usando o Linux Mint 18 (Sarah), mais você pode usar qualquer distro.
Puppet agent instalado

Basicamente, o que é Puppet?
Criado em 2005, o Puppet é um utilitário de gerenciamento de configuração de software. O desenvolvimento do Puppet é coordenado pela Puppet Labs.

De acordo com a Puppet Labs, com o Puppet você define o estado que deseja sua infraestrutura de TI, e o Puppet forçará esse estado nela automaticamente, ou seja, de forma simplista criamos módulos e templates descrevendo todas as configurações que desejamos ter em nosso ambiente, e o Puppet garante que tudo estará de acordo com a “receita” que definimos.

O meu intuíto não é ir a fundo na teoria ou ir em detalhes mais específicos, mais sim apresentar de forma prática alguns resources para que possamos iniciar nossos estudos com Puppet.


Confira o restante da matéria no ChurropsOnDevOps.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como instalar Servidor Web Apache no Ubuntu e Debian

Red Hat Summit 2017 - Visão Geral